setembro 22, 2009

Redação II - pesquisa (Gripe suína). Projeto de língua portuguesa: leio, logo penso melhor, vejo o mundo diferente e escrevo muito mais.

Com a globalização os países ficaram mais próximos e as chances de uma nova doença se espalhar ficaram mais fáceis. E foi assim que surgiu a nova pandemia: a gripe suína.

A gripe A, também conhecida como gripe suína, surgiu no México e depois se espalhou pelo mundo todo, principalmente no México e no EUA. É transmitida por um vírus chamado H1N1. E é uma doença respiratória.

Como uma gripe comum, a gripe A é transmitida com bastante facilidade. É passada de pessoa para outra, por meio de tosse ou espirro ou por contato de um objeto contaminado e, após o contato com o vírus, levar a Mao aos olhos, boca ou nariz.

Os sintomas da gripe suína são semelhantes os da gripe comum, mas são mais agudos, febre, tosse, dores de cabeça, calafrios, fadiga, moleza, entre outros sintomas parecidos com os da gripe comum.

Para nos proteger devemos lavar as mãos após espirrar, tossir ou pegar em objetos sujos. Não compartilhar alimentos ou maquiagens, evitar lugares com pouca ventilação e não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, canudos, etc.

Mas uma doença para nossa preocupação, devemos ficar atentos e tentar nos proteger. Se seguirmos as orientações melhor ainda, mas como é uma gripe, qualquer um pode ser a próxima vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário