setembro 22, 2009

reportagem do Correio I

Dia Mundial sem carro

Nesta terça-feira (22/9), é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A programação na capital federal começou bem cedo e segue pelo resto do dia. A idéia é conscientizar a população para o uso de transportes alternativos, principalmente bicicletas, que não poluem o meio ambiente e são um benefício para a saúde.

Diversas pessoas que integram Organizações Não Governamentais (ONGs) relacionadas ao ciclismo participaram do Desafio Intermodal. A brincadeira mesclou diversos meios de transporte para comparar quem chegava ao Complexo Cultural da República – ponto de encontro – mais rápido.

Passeio ciclístico
Após a chegada dos participantes do Desafio Intermodal teve início o passeio ciclístico. De acordo com os organizadores, cerca de 61 pessoas pedalaram do Complexo da República para o Centro de Convenções, onde acontece o X Congresso Brasileiro de Municípios. O trajeto foi feito em 20 minutos. Duas faixas da esquerda do Eixo Monumental foram interditadas. No entanto, não foram grandes os transtornos causados aos motoristas, devido à rapidez com que o percurso foi realizado.

Entre os ciclistas estava o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Segundo ele, o evento é simbólico e serve não apenas para conscientizar a população quanto à importância ambiental e de saúde, mas inclusive, para alertar os governantes. “É necessário investir mais em bicicletários e ciclovias”. Fortes ressaltaram que o Ministério tem o programa Bicicleta Brasil, que investe na construção de ciclovias por todo o país. “Muitos prefeitos tem solicitado investimentos na área”.

Seminários

Durante a tarde haverá seminários com autoridades de outros países. A idéia é mostrar as experiências que deram certo em outros lugares. Cerca de 200 pessoas se inscreveram para as palestras, que acontecerão no auditório do Ministério das Cidades.

O Dia Mundial Sem Carros será encerrado após as 18h, com diversos ciclistas andando no meio dos carros pela Esplanada dos Ministérios. “Dessa vez não haverá interdições. A intenção é chamar a atenção da população, no horário de pico para a possibilidade viável de andar de bicicletas”.

Saiba mais
O Dia Mundial sem Carro ocorreu pela primeira vez em 22 de setembro de 1997, na França. Desde então, a data é celebrada em diversas partes do mundo. Aqui no Brasil, serão realizadas atividades pelo uso do transporte alternativo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. A primeira edição do evento no DF ocorreu em 2004.

Ingrid:
Essa data é muito importante para conscientizar a população, hoje em dia todos querem o seu próprio carro ao invés de andar de transporte coletivo por causa da má qualidade e do desconforto. Todo adolescente, principalmente os garotos sonham em ter o carro próprio para sair dirigindo, mas no mundo que estamos hoje, um mundo com muita poluição, precisamos mudar e colocar na cabeça que isso vai nos prejudicar, ou melhor, já está prejudicando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário